IPCA – Taxa de Inflação – Agosto de 2010





O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no último dia 09 de Setembro a taxa de inflação oficial referente ao mês de Agosto, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) registrou 0,04% e em comparação com as taxas registradas em meses de Agosto é a menor apurada desde o ano de 1998, quando a taxa foi de -0,51%.

No acumulado do ano a taxa inflacionária está em 3,14%, superior ao registrado no mesmo período de 2009, que foi de 2,97%. Levando-se em conta o período dos últimos doze meses a taxa do IPCA encontra-se em 4,49%.




O grupo alimentação que vinha contribuindo com quedas seguidas em seus preços, desta vez apresentou na composição do índice em Agosto, tendência de queda menor. Enquanto em Julho foi verificado uma variação negativa na casa de -0,76% nos preços, no último mês apurado essa variação caiu para -0,24%. Conforme relatório da Consultoria LCA, citado na matéria do site Economia IG, o grupo alimentação e bebidas deverá a partir de agora apresentar tendência de elevação de preços, como aliás já se verificou na primeira prévia do IPC-S referente à primeira semana de Setembro, o que é normal nos últimos meses do ano, mas sem contudo apresentar o mesmo ritmo de aceleração verificado no primeiro quadrimestre do ano. A consultoria também cita que a alta esperada para o IPCA neste ano de 2010 não deve chegar à casa dos 5 %.

Veja também:  Previsão de Inflação e PIB no Brasil em 2019

Por Mauro Câmara




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *