O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso observou ao final de seu governo, em 2002, desvalorização do real ante o dólar. Em dezembro daquele ano, por exemplo, a cotação da moeda chegou por volta de R$ 3,53, bem acima da realidade dos últimos meses da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.
Guido Mantega, ministro da Fazenda, ressaltou durante palestra realizada na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) na última quinta-feira, 9 de setembro, que o governo tupiniquim adotará medidas focadas na contenção da excessiva valorização do real ante a moeda norte-americana.
Apesar dessa atestação, o ministro não comentou quais serão as possíveis iniciativas. Segundo Mantega em reportagem do G1, o processo de capitalização da estatal Petrobras, seduzindo volume considerável de investimentos externos, pode ser o grande responsável pela cotação da moeda brasileira.
Para Mantega, após o término da operação voltada à estatal, a situação atual poderá ser modificada.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?