Crescimento da Economia Brasileira – Estabilidade e Controle Inflacionário

De acordo com a matéria do site Economia UOL o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, considera que o atual cenário de estabilidade econômica e controle inflacionário permitirá ao Brasil crescer em média a uma taxa de 53,8% nos próximos anos. E embora o Brasil já tenha atingido certo bem estar social ainda existem distorções que devem ser combatidas, como a citada pelo Ministro, de que a renda per capita do brasileiro ainda é em torno de quatro vezes menos do que a dos países desenvolvidos. O que indica que o país ainda necessita evoluir muito para uma melhora substancial desta distorção.

Ainda conforme a matéria citada o Ministro confirmou as estimativas oficiais para a taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), que poderá se situar entre 7% e 7,5%. A inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deverá ficar em torno de 5%.

Com relação aos próximos anos uma das preocupações do Ministro em relação ao crescimento do país diz respeito a uma possível falta de mão de obra qualificada para atender as necessidades do Brasil. Conforme lembrou o Ministro o país está tendo que importar mão de obra qualificada e este deverá ser um dos principais problemas a ser resolvido para que o Brasil possa continuar crescendo.

Por Mauro Câmara

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies