O otimismo dos brasileiros, tanto do consumidor como dos empresários, é veementemente ressaltado pela imprensa brasileira e, em especial, por agentes especialistas. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), responsável por medir a confiança do consumidor brasileiro, contabilizou valor recorde de 155 pontos no mês passado, marca superior ao registrado em abril e maio passados, quando 150 pontos foram diagnosticados.
A ACSP abaliza, ainda, que o resultado está situado 27 pontos acima do notabilizado no mês similar do ano passado, quando a entidade conjeturou 144 pontos. Alencar Burti, presidente da Associação Comercial, pondera que o saldo aponta a boa comercialização exercida pelo comércio nos quatro últimos meses.
O maior otimismo observado, segundo o portal de notícias G1, ocorreu no Centro-Oeste e Norte do país, locais em que a marca atingiu a pontuação máxima de 200 pontos. A região Sul do país, por sua vez, aparece em seguida com 163, enquanto o Sudeste figura com 159 pontos.
Dividido por classes, o levantamento ilustra que o otimismo da classe média saltou de 151 para 164 pontos entre julho e agosto, situação na qual essa esfera passa a ser apresentada como a mais confiante.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?