Pesquisa Focus – PIB de 2010



O país tem superado expectativas no relativo ao seu crescimento. Governo e especialistas dão crédito ao atual ambiente com base no poder de consumo do trabalhador, no aumento das oportunidades de emprego e no desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este e aos próximos anos.

Neste início de semana a pesquisa Focus voltou a realçar o PIB, desta vez estimando avanço de 7,34% para 2010, índice superior ao especulado anteriormente (de 7,09%). A 2011, segundo o Estadão, o percentual prezado pelos analistas permanece em 4,5%. A produção industrial, também ressaltada no levantamento, foi conservada pela quarta vez consecutiva, para 5%.



Outro mote levantado na pesquisa Focus foi a expectativa do IPCA, em 5,07%, pouco abaixo do projetado pelo mercado financeiro, que aguardava incremento de 5,19%. Para 2011, segundo levantamento, a mediana foi baixada de 4,87% para 4,85%.

A taxa Selic, correspondente ao juro básico da economia brasileira, não deverá ser modificada até o final deste ano. A previsão emitida na semana passada de 10,75% foi mantida, enquanto para 2011, 10,6%.



Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Micro e Pequenas Empresas - Dificuldades em Pagar as Dívidas

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *