Economia Brasileira – Previsão de Crescimento




O relatório FOCUS, boletim semanal divulgado pelo Banco Central, que traduz a expectativa do mercado com os principais índices da economia brasileira, entre elas a expectativa da taxa de inflação e a projeção do crescimento da economia, que foi divulgado no último dia 06 de Setembro contém uma previsão de crescimento maior do que a prevista no último relatório FOCUS da semana passada.

Conforme a avaliação do mercado houve uma elevação da última estimativa, que foi de 7,09% para uma estimativa de crescimento da economia em torno de 7,34% para o ano de 2010, de acordo com o relatório deste dia 06 de Setembro. Já para a inflação, apurada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a previsão anterior foi mantida, se mantendo nos mesmos 5,07% para este ano, verificada na edição anterior do relatório. Projetando o índice inflacionário para o ano de 2011 houve uma queda em relação à projeção da semana anterior. O mercado tem a expectativa que a inflação do IPCA no ano que vem ficará em torno de 4,85%.

Veja também:  Previsão de Inflação e PIB no Brasil em 2019

As expectativas em relação às taxas de crescimento e inflação para o ano de 2010 indicam que se mantém o quadro de bom desempenho dos diversos setores da economia nacional, inclusive com o crescimento industrial indicando recuperação e a taxa inflacionária próxima do centro da meta determinada pelo governo federal. O que mostra que o crescimento sustentado deverá se manter até o final deste ano.

Por Mauro Câmara

Fonte: IG




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *