Economia Brasileira – PIB cresce no 2º trimestre de 2010




Após o primeiro trimestre de este ano contrair alta de 2,7% no Produto Interno Bruto (PIB) em comparação aos três meses finais de 2009 e outros 9% em confronto anual, especialistas acreditavam, à época, que a economia brasileira reteria manutenção, porém amena.

Contrariando expectativas, a economia brasileira cresceu 1,2% entre abril e junho ante o primeiro trimestre de 2010 e mais 8,8% na comparação anual. Segundo a agência de notícias Reuters, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica o segmento agropecuário do país e o número de investimentos como os responsáveis pelo resultado.


Mesmo com as informações significativas, o IBGE assinala que o crescimento do Brasil ficou abaixo da expansão observada no Chile, no México e na Alemanha, porém, acima da União Europeia, dos Estados Unidos e do Japão. Relacionado ao BRIC, o país tupiniquim foi considerado o segundo de melhor resultado, atrás somente da China, que abiscoitou dilatação de 10,3%.

Veja também:  Previsão de Inflação e PIB no Brasil em 2019

A ascensão do segmento agrário, segundo Rebeca Palis, economista do IBGE, só foi possível e mais bem posicionada em detrimento a 2009 porque a crise financeira mundial ainda assolava o globo.

Por Luiz Felipe T. Erdei




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *