Durante alguns bons dias os recentes números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) serão mencionados e fomentados pela imprensa brasileira. No segundo trimestre de 2010 o Produto Interno Bruto (PIB) abocanhou alta de 1,2% em confronto aos primeiros três meses e 8,8% em confronto anual.
Guido Mantega, ministro da Fazenda, prognosticou que neste ano a economia brasileira impetrará crescimento de 7%, índice similar porém abaixo do estimado por Henrique Meirelles, presidente do Banco Central. Apesar de constatar ligeira acomodação no período, acredita que a taxa de expansão do país chegará no percentual de 7,3%.
Segundo Meirelles em reportagem proclamada pelo portal de notícias G1, o índice de desenvolvimento de 1,2% espelha, em partes, a consequência de carga da alta percentagem observada entre janeiro e março. Devido a essa e outras características, o presidente do BC pondera que a economia do Brasil se move a um caminho mais harmônico, com prudência de longo prazo.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?