IGP-M – Alta em Agosto de 2010



Para quem tem reajuste de aluguel determinado pelo IGP-M (Índice geral de Preços – Mercado) do mês de Agosto uma notícia não muito boa. Segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgou o IGP-M do mês teve aumento de 0,77%. Este índice é o maior para o mês de Agosto desde 2007, quando a taxa ficou em 0,98%. Em comparação com o mês de Julho o salto foi bem maior que a taxa daquele mês, onde houve uma apuração de aumento de 0,15%.

Conforme matéria do site IG o que mais impulsionou o índice para cima foi o aumento do minério de ferro no atacado, que de Julho para Agosto aumentou de 2,48% para 15,08%. Já o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) registrou uma variação de 0,22%. Em Julho o índice apurado foi de 0,62%.



O cálculo do IGP-M é feito com os preços coletados no período compreendido entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência, e sua taxa acumulada é utilizada para calcular o reajuste dos valores dos aluguéis. Em 2010 este índice já atingiu uma alta de 6,66% e no percentual dos últimos doze meses a alta é de 6,99%. Uma taxa bem elevada, mas uma boa negociação direta do reajuste sempre pode ser tentada em busca de um valor que possa ser bom tanto para o inquilino quanto para o proprietário. A negociação sempre é um bom caminho.

Por Mauro Câmara



Leia também:  Bovespa registrou forte queda em 26 de março

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *