Carga Tributária deverá diminuir nos próximos anos



A alta carga tributária brasileira é motivo de contestações entre políticos nacionais e figuras internacionais. Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do país, endossou nas últimas semanas a prática, pois para ele um país só consegue crescer e desenvolver seus aspectos sociais caso a configuração seja baseada nessa premissa. Hillary Clinton, ex-primeira dama dos Estados Unidos, elogiou meses atrás os elevados tributos no país, mas José Serra (PSDB), ex-governador de São Paulo e candidato à sucessão presidencial, afirmou ser contra.

Entre reclamantes e defensores, a população brasileira é a que mais sente. Contudo, levantamento produzido pelos economistas Raul Velloso e Paulo Rabello de Castro, atuantes no Movimento Brasil Eficiente, acreditam que a atual carga tributária, próxima de 40%, deverá cair para 30% em uma década. O estudo por eles compilado, “Diagnóstico Fiscal Brasileiro: Proposta de Ação”, defende uma atuação mais rigorosa das próximas gestões para assegurar transparência total à incidência dos impostos sobre serviços e produtos, bem como a criação de uma norma que venha a fixar metas.



O documento, segundo a Band Online, indica, também, a criação de um órgão específico, a Secretaria Nacional de Despesa Pública, que teria por tarefas fiscalizar e controlar as despesas correntes da União. Para que a redução aconteça, Rabello de Castro sugere total reformulação da atual estrutura de tributos, sem no entanto, atravancar o crescimento da economia em 6% anuais.

Por Luiz Felipe T. Erdei



Leia também:  Crescimento do Brasil deve Diminuir até Final do Ano, admite Serasa Experian

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *