Micro e Pequenas Empresas – Dificuldades em Pagar as Dívidas





O brasileiro, num âmbito geral e até positivo, tem conseguido pagar suas contas em dia, embora dados divulgados recentemente assinalem um percentual ainda persistente e incômodo desfavorável. As pessoas jurídicas, principalmente as micro e pequenas empresas, também enfrentam dificuldades em honrar suas dívidas.

Pesquisa divulgada pela Serasa Experian na última quinta-feira, 19 de agosto, apontou que a pontualidade dessa comunidade chegou a 95,3% em julho, percentual um pouco abaixo do mês imediatamente anterior, de 95,4%. O segmento industrial, conforme relacionado pelo portal R7, foi aquele com as maiores dificuldades, pois o rigor em seus pagamentos cedeu 0,5%, chegando ao índice de 94,8%.




Economistas da Serasa avaliam o fator Copa do Mundo como predominante para essas constatações, pois nos dias em que houve jogos da seleção canarinho as atividades dentro das fábricas cessaram por algumas horas. Contudo, não foi somente o mundial de futebol o responsável por esse diagnóstico, pois as férias escolares também afetaram o caixa de boa parte das empresas.

Veja também:  Nubank lança Conta para Pequenas Empresas

Até o final deste ano, porém, a Serasa admite melhorias nos percentuais, uma vez que o Natal e o pagamento da última parcela do tão esperado 13º salário devem promover a retomada do aquecimento da atividade econômica.


Por Luiz Felipe T. Erdei



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *