Investimentos no Brasil – Mecanismos de Proteção aos investidores

  

  

Em um mundo claramente arriscado como o da economia mundial, onde os mercados são extremamente arriscados se faz necessário a criação de índices e mecanismos de proteção aos grandes investidores que precisam saber onde estão investindo seus recursos. E um desses mecanismos de proteção, que é usado para mensurar a capacidade que os países têm de honrar seus compromissos financeiros é o EMBI+, que indica onde os investidores podem aplicar com um risco menor.

O EMBI+ (Emerging Markets Bond Index) tem um índice específico para cada país e o referente ao Brasil no último dia dezessete de Agosto, em comparação com o fechamento do dia anterior apresentou queda de 4,33%, marcando 199 pontos. Este índice é calculado pelo Banco JP Morgan Chase e acompanha a evolução dos títulos da dívida externa brasileira, correspondendo a média ponderada dos prêmios pagos em comparação aos títulos de prazo igual do tesouro norte-americano, considerado o país de risco praticamente nulo na economia mundial, conforme matéria do Portal UOL.

Veja também:  Melhores Cidades para Empreender no Brasil

Na comparação entre os dois papéis o EMBI+ Brasil mede o excedente pago em relação à rentabilidade garantida pelos bônus do governo dos Estados Unidos. E a cada 100 pontos expressos pelo risco Brasil, os papéis da divida brasileira pagam uma sobretaxa de 1% em relação aos títulos do tesouro norte-americano.

Desta forma quanto maior for a pontuação deste índice, para os investidores, fica mais perigoso fazer investimentos neste país. E como o capital estrangeiro é necessário para impulsionar os investimentos e a economia, o governo que tem como saída oferecer altas taxas de juros para tornar atraente ao capital estrangeiro o financiamento de sua dívida, o prêmio pelo risco de investir em uma economia que é classificada como de alto risco para honrar seus compromissos.

Veja também:  Melhores Cidades para Empreender no Brasil

Por Mauro Câmara

  

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *