A primeira semana de Agosto, conforme o IPC (índice de preços ao consumidor) apurado pela FIPE (Federação Instituto de Pesquisas Econômicas) mostrou aceleração da alta de preços na cidade de São Paulo, uma das principais cidades do país em termos econômicos e um termômetro da economia brasileira. No período citado a taxa acelerou para 0,20%. 0,03% a mais do que o índice apurado na última semana de Julho e em comparação com igual período do mês de Julho, houve avanço também. Na primeira semana de Julho a taxa havia alcançado 0,10%.
No universo dos sete grupos que compõem este índice, quatro apresentaram aumento entre a última semana de Julho e a primeira de Agosto, sendo que o grupo que apresentou a maior alta foi o grupo vestuário que passou de uma deflação de 0,25% para uma desaceleração de somente 0,04%. Em seguida veio o grupo transportes que teve alta de 0,16% passando de 0,25% para um aumento de 0,41% no índice apurado na primeira semana de Agosto.
Nos grupos que apresentaram uma redução de preços a maior diminuição ocorreu no grupo alimentação, tendência que vem se mantendo, que registrou uma passagem de queda de 0,40% para -0,46% e grupo habitação que passou de 0,37% para 0,36%.
Estes números refletem certa tendência de alta que vem se mantendo nos últimos meses, mas que ainda se encontra dentro de níveis de controle, mesmo estando um pouco acima do centro da meta de inflação determinada pelo governo.
Por Mauro Câmara
Fonte: IG
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?