A medida que os índices gerais da economia brasileira sejam apurados mês a mês, vão oferecendo um retrato da atividade econômica atual, que indicam uma razoável estabilidade da economia, embora nos últimos três meses a produção industrial venha apresentando uma tendência de queda. E esta estabilidade permite projeções otimistas como a da FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) que elevou a estimativa para o Produto Interno Bruto Brasileiro para este ano.
Segundo a Pesquisa de Projeções Macroeconômicas e Expectativas de Mercados o crescimento estimado para o PIB deverá ser de 7,2%. A última estimativa da FEBRARAN, em pesquisa com os bancos, havia projetado um crescimento na faixa de 7,1%.
Quanto à inflação, a estimativa da Federação dos Bancos indica que haverá uma redução do índice inflacionário, devendo, segundo a pesquisa, ocorrer uma variação de 5,3% do IPCA contra os 5,5% de alta previstos anteriormente. Também a projeção do IGPM sofreu uma redução. Antes projetado em 8,9%, agora foi estimado em 8,4%.
Por Mauro Câmara
Fonte: G1
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?