Economia Brasileira – IPCA – Inflação Estável em Julho de 2010




O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que mede a inflação oficial no país, conforme apuração do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, registrou um índice de apenas 0,01% no mês de Julho, confirmando o que a economia vinha indicando nos meses anteriores. Uma tendência se não de queda total dos índices inflacionários, pelo menos uma estabilização em patamares mais baixos.

O índice de 0.01% de Julho é a taxa mais baixa registrada para este mês desde 1998 quando houve uma deflação de 0,12% nos preços apurados naquela época e também o índice que mede a inflação da faixa de baixa renda também registrou seu menor patamar em dois anos.


Esses índices indicam uma estabilização da inflação em um nível razoável e que permite o desenvolvimento da economia como vem se verificando. A inflação acumulada ao ano chegou a 3,10%, ficando acima do índice que foi registrado no mesmo mês em 2009. Levando-se em consideração o período de um ano, os últimos doze meses o índice do IPCA atingiu 4,60%, ficando abaixo do índice do período de um ano anterior, que foi de 4,84%.

Embora com uma queda menor em relação ao mês anterior, o grupo alimentação contribuiu para este índice baixo do IPCA, pois apresentou uma variação -0,76%. Já entre os grupos que apresentaram elevação de seus índices neste período encontram-se habitação e transporte.

Por Mauro Câmara


Fonte: IG



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *