O ambiente brasileiro de especulações positivas pode ser traduzido por números infindáveis, desde as taxas de emprego em ascensão até o Produto Interno Bruto (PIB), que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao último caso, apresentou elevação de 2,7% no primeiro trimestre deste ano em relação aos últimos três meses de 2009.
Além desse comparativo, a agência de notícias Reuters indica aumento de 9% do PIB em relação ao trimestre inicial do ano passado. O IBGE atesta destaque para o crescimento a grande contribuição dos investimentos feitos dentro do país e o desempenho do setor industrial.
Rebeca Palis, economista da entidade, assegura que o desenvolvimento do Brasil foi similar ao indiano e um pouco inferior ao chinês. Apesar disso, revela, a fraca base comparativa gerida pelo período citado do ano passado foi o percussor do alto índice.
A indústria obteve expansão de 4,2% no período em análise ante o último trimestre do ano passado e 14,6% ante os três meses iniciais de 2009. Os investimentos, por sua vez, suplantaram o percentual de 7,4% na comparação trimestral e 26% na base comparativa anual.
Leia mais na Reuters.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Gostaria de ficar por dentro da economia do meu país.