Ipea acredita que Brasil será uma das Maiores Economias do Planeta

Pelo ritmo de crescimento do Brasil, líderes do governo, entre eles Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do país, acreditam que em poucos anos a nação figurará entre as cinco maiores economias do globo terrestre, embora especialistas afirmem que a ineficaz infraestrutura possa comprometer um futuro mais promissor.

Apesar de contestações sempre virem à tona, Marcio Pochman, presidente do Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), indica que para a nação conseguir o feito será necessário utilizar a transição econômica à obtenção de desenvolvimento com prioridade à sustentabilidade.

Para Pochman é a primeira vez na história, desde a primeira grande crise econômica de 1929 – quebra da Bolsa de Valores de Nova York –, que o crescimento global é sustentado por países economicamente fracos ante os mais ricos. Para esse caso citou os emergentes, dentre eles o próprio Brasil, além da Índia e da China.

O presidente do Ipea relaciona, por meio do portal dinheiro UOL, que além da própria economia outros fatores devem receber atenção, como é o caso do meio ambiente e do bem-estar social, sobretudo em áreas educacionais, tecnológicas e de saúde.

Se o país conseguir relacionar todos os itens mencionados, será somente questão de tempo para figurar entre as nações mais poderosas do planeta. Do contrário, o Brasil sempre será visto com preconceito em relação às maiores potências.

Leia mais informações aqui.

Leia também:  Brasil - Crédito total apresentou Crescimento em Setembro de 2010

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *