PIB da China alcançará 9,5% em 2010, anuncia Banco Mundial

A emergente China continua com previsões positivas para sua economia, segundo, então, o Produto Interno Bruto (PIB) de mais de 8%, em 2009, constatado há poucos dias. De acordo com o Banco Mundial (BM), a economia do país apresentará crescimento de 9,5% neste ano.

Apesar de extremamente favorável, a situação de crescimento acentuado em relação aos demais países do planeta sofreu ressalvas da entidade, que alerta sobre o endividamento dos Governos da nação e os perigos de bolha imobiliária, que pode chegar em até 30%. Para conter a euforia, o BM pede mais flexibilização do iuane, a moeda chinesa.

O Governo do país havia estabelecido, anteriormente, segundo o portal de Economia UOL, objetivo de 8% para o crescimento de 2010, porém, o percentual acima constatado significa, consequentemente, ascensão trimestral média de 8,8% da economia do país.

Embora fiquem os alertas proferidos pelo Banco Mundial, a instituição pondera que a China mudou o papel do Estado ao reconhecer, por exemplo, a importante interação que o mundo globalizado exerce sobre sua economia.

Para conferir o desdobramento deste artigo, na íntegra, clique aqui.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Banco Mundial faz Empréstimo de US$ 500 Milhões para SP e MS

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *