Queda Investimentos em São Paulo – 2009

Um levantamento feito pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) por meio da Pesquisa de Investimento Anunciados no Estado (Pies) relata que o investimento produtivo no Estado de São Paulo apresentou um tombo de 37% nos primeiros seis meses do ano passado, ante o semestre inicial de 2008.

Apesar dessa informação negativa, técnicos da Seade afirmam que a região já apresenta sinais de recuperação, pois a justificativa para o efeito inferior é à desaceleração assinalada durante a crise econômica mundial no Brasil – mas que agora tem a possibilidade de melhorar. Em termos monetários e ilustrativos, os investimentos das companhias caíram de quase US$ 16 bilhões para aproximadamente US$ 10 bilhões.

De acordo com reportagem da Agência Estado apregoada no Portal de notícias online do Estadão, o tombo só não foi maior que esse por causa da quantidade de investimentos executados em São Paulo e a própria infra-estrutura vigente no Estado. Por outro lado, ressalta o Estadão, entre abril e maio houve melhorias nesses aspectos, pois o volume de investimentos nesse trimestre foram quase 100% maiores em relação aos meses de janeiro, fevereiro e março.

Leia mais aqui.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Brasil é um dos Países com Maior Crescimento em 2010

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *