Queda Exportação Suco de Laranja – 2009

A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) aponta que as exportações nacionais de suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ) tiveram uma queda de 19% em 2009 em comparação a 2008. De acordo com a entidade, esse baque abrupto é correlato à crise que se abateu sobre o segmento.

O Brasil, considerado o maior exportador mundial de suco de laranja, exporta aproximadamente 98% do total de sua produção e, por se tratar de uma commodity, o preço é determinado pelo mercado internacional – o que pode ser bom ou ruim, dependendo dos acertos em determinadas épocas.

Entretanto, para 2010 o setor acredita que se recuperará, sobretudo no segundo semestre. Para tal fim, o segmento tem adotado diversas iniciativas, tais como o mapeamento e a quantificação da cadeia produtiva da citricultura e um programa promocional do suco de laranja no mercado internacional – a ser acordado brevemente entre a CitrusBR e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Gol Linhas Aéreas - Aumento Passageiros - Janeiro 2010

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *