Processo de Globalização deve ser Retomado – Economia



Um relatório feito pela Ernst & Young em sociedade com a Economist Intelligence Unit indica que o processo de globalização, abafado durante a crise financeira mundial, deve ser retomado, pois a recuperação da economia, embora mais lenta que há dez anos, deve ser pleiteada.

O Índice de Globalização, como é denominado o estudo, visa fornecer uma visão espacial de como as questões categóricas para o processo de globalização apresentarão desenvolvimento e continuarão a evoluir. John Ferraro, chefe de operações administrativas da Ernst & Young, afirma que o índice assinala mudanças substanciais entre as economias mais emergentes, que passaram a figurar entre as economias globalizadas do planeta.



O relatório, que avalia a abertura de nações ao comércio exterior, movimentações de capital, movimentos trabalhistas, intercâmbio tecnológico e de idéias e integração cultural, assinala que países pequenos, baseados, fundamentalmente, nas exportações e no comércio exterior, configuram o topo da lista. Economias controladas pelo Estado, tais como Irã e Venezuela, aparecem em último lugar. Brasil, China, Índia e Estados Unidos, por sua vez, ilustram o meio termo entre os dois extremos.

Por Luiz Felipe T. Erdei



Leia também:  FAA concede certificado para avião da Embraer

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *