OMC pode dar aval para Brasil retaliar EUA



Com o passar dos dias percebe-se que o Brasil adota medidas mais ousadas e planejamentos mais maduros. Desta vez, a nação recorreu à Organização Mundial do Comércio (OMC) em virtude de uma possível retaliação aos Estados Unidos. O órgão, ao que parece, pode estender a bandeira branca, já no próximo dia 19, para que o país, de fato, siga em frente com sua idéia.

Por enquanto, o país do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não conta com dados essenciais para concluir suas estimativas de quanto poderá empregar em sanções. Estas, que serão distribuídas em uma lista de aproximados 100 itens, inclui produtos têxteis, algodão e eletroeletrônicos, farmacêuticos e cosméticos.



A lista, que pode chegar a um valor comercial prezado em US$ 2 bilhões, tem por finalidade agregar interesses norte-americanos, bem como evitar surgimento de problemas ao próprio Brasil. Segundo alguns envolvidos, essa retaliação cerceará setores em que o país possui outros fornecedores.

Além disso, o objetivo é dissuadir o apoio de alguns segmentos da economia estadunidense a Barack Obama, presidente daquele país. Para muito além desse nível, poderia levar a Casa Branca a modificar seus subsídios ao algodão.



Por Luiz Felipe T. Erdei

Leia também:  Investimentos no Brasil - Incentivos Fiscais e baixa do Dólar

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *