Atividade Varejista Aumenta 7,1% em Outubro



O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio divulgou que a atividade varejista do mês passado obteve um crescimento de 7,1% em relação ao mesmo período de 2008, o maior índice de aumento registrado desde dezembro do ano passado. Para a entidade, o estímulo para o setor foi a proximidade do fim do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aos produtos da linha branca. Entretanto, esse tributo foi prorrogado para até 31 de janeiro de 2010.

Em comparação com setembro deste ano, percebeu-se um desenvolvimento de 1,3% para o segmento, com dados já convencionados sazonalmente. O setor de eletroeletrônicos, informática e móveis obteve um aumento de 1,1% em outubro ante o mês anterior.



Outros setores que apresentaram crescimento foram os de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, com 0,4%, bem como o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com 0,7%. Para o lado negativo da história, os que mais se destacam são os segmentos de material de construção, com baque de -1,9%, e de veículos, motos e peças, com 0,9%. Neste último caso a explicação é bem clara: a volta gradativa do IPI.

Por Luiz Felipe T. Erdei



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *