A Ford Motors, uma das mais tradicionais montadoras do mundo, anunciou que seu lucro líquido alcançou a cifra de 997 milhões de dólares somente no terceiro trimestre deste ano. De acordo com a companhia, corte de custos, ganho de participação no competitivo mercado e as vendas estimuladas pelo programa do governo “Dinheiro por Sucata” foram as causas positivas para esse saldo.
A Ford almeja, para daqui dois anos, ser uma empresa concretamente lucrativa. Isto segue um contra-fluxo estimado pela própria montadora, que em ocasiões anteriores, apreciava terminar ano após ano com um lucro insignificante, ou, mais otimista, com um lucro próximo do modesto.
O grupo estadunidense da montadora assinalou um rendimento, antes do imposto de renda, de 357 milhões de dólares no terceiro trimestre de 2009, o primeiro saldo positivo desde os primeiros três meses de 2005. Apesar de todos os seus ganhos, a Ford registrou uma queda em sua receita de 800 milhões de dólares, isto em relação ao resultado conquistado em 2008.
Por Luiz Felipe T. Erdei