Os tigres asiáticos parecem, literalmente, devorar cada vez mais seus concorrentes. Dados levantados, recentemente, revelam que as exportações brasileiras para os Estados Unidos despencaram 43,7% somente nos primeiros seis meses de 2009, derrocada para os então emergentes Indonésia e Vietnã.
Para se ter uma idéia, as vendas no setor de calçados nacionais para os EUA retrocederam 29,5%, enquanto que Vietnã apresentou aumento de 20,1% e a Indonésia 14,4%. Na indústria têxtil os números foram diferentes, mas negativos, novamente, para a nação brasileira, com queda na casa de 31,90%, enquanto que os asiáticos Indonésia e Vietnã tiveram declínio de 5,5% e 1%, respectivamente.
A realidade existente sob a luz dos holofotes revela que há, realmente, motivos para essa diferença entre Brasil e tigres asiáticos. Primeiramente o preço dos produtos, pois nos países da Ásia a mão de obra é mais barata, e em segundo lugar, porque a carga tributária naqueles países é menor. No entanto, há outro encalço: o poder aquisitivos dos estadunidenses caiu!