Cai o número de Exportações do Brasil Para os Estados Unidos





Os tigres asiáticos parecem, literalmente, devorar cada vez mais seus concorrentes. Dados levantados, recentemente, revelam que as exportações brasileiras para os Estados Unidos despencaram 43,7% somente nos primeiros seis meses de 2009, derrocada para os então emergentes Indonésia e Vietnã.

Para se ter uma idéia, as vendas no setor de calçados nacionais para os EUA retrocederam 29,5%, enquanto que Vietnã apresentou aumento de 20,1% e a Indonésia 14,4%. Na indústria têxtil os números foram diferentes, mas negativos, novamente, para a nação brasileira, com queda na casa de 31,90%, enquanto que os asiáticos Indonésia e Vietnã tiveram declínio de 5,5% e 1%, respectivamente.




Veja também:  Previsão de Inflação e PIB no Brasil em 2019

A realidade existente sob a luz dos holofotes revela que há, realmente, motivos para essa diferença entre Brasil e tigres asiáticos. Primeiramente o preço dos produtos, pois nos países da Ásia a mão de obra é mais barata, e em segundo lugar, porque a carga tributária naqueles países é menor. No entanto, há outro encalço: o poder aquisitivos dos estadunidenses caiu!




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *