Inflação de setembro de 2009 – IPC-S de São Paulo sobe muito no começo do mês





São Paulo ganha em disparada na apuração do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S). Na abertura do mês de setembro, a capital paulistana aponta alta de 0,91% após os índices já em alta de 0,38% no fechamento do mês de agosto. Os dados foram levantados pela Fundação Getulio Vargas em pesquisa realizada com sete capitais brasileiras.

Brasília ficou com a segunda posição. Apesar de indicar um recuo em relação ao fim de agosto, abriu o mês com alta de 0,48%. Outra elevação expressiva ocorreu em Belo Horizonte que, após fechar agosto com alta de 0,16% inicia setembro com 0,47%. Já a capital gaúcha Porto Alegre, que seguia o mês anterior com deflação de 0,11%, também apresentou alta, porém os índices continuam negativos em 0,1%.

Veja também:  Previsão de Inflação e PIB no Brasil em 2019



Análise: a tendência deflacionária que vinha dominando o cenário da crise até agora tem uma forte inversão. Embora o mês de agosto tenha apresentado deflação no Brasil todo, em São Paulo houve alta. Essa alta expressiva de quase 1% no estado tende a puxar os índices de inflação brasileiros para cima para o resto do ano.




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *