CDB – O Que é, Como Funciona e Como Escolher



  

Entenda aqui um pouco mais sobre o CDB e o seu funcionamento.

Os grandes estudiosos economistas já explicavam que a precípua e mais lucrativa atividade de qualquer banco é a de emprestar dinheiro para, em seguida, oferecer empréstimo. É necessário que esse conceito esteja bem claro para que se possa compreender o que significa a sigla CDB. Os Certificados de Depósitos Bancários são modos de investimentos que podem dar retorno lucrativo. Para compreender bem essa atividade entre banco e cliente, são necessários alguns esclarecimentos.

Toda pessoa pode realizar depósitos em sua conta corrente, depósito à vista ou a prazo, esse valor pode ser pego emprestado pelo banco onde a pessoa possui conta. Essa soma, depósito à vista, que pode ser tomada emprestada pelo banco, é limitada, ou seja, a empresa é freada em sua ação sobre esse dinheiro, porém, ela não recompensa financeiramente o cliente por isso. Entretanto, o tipo de depósito intitulado CDB é uma ação financeira em que o cliente cede ao banco uma parcela do montante depositado. Esse valor, cedido voluntariamente pela pessoa que realiza o depósito, obriga o banco a uma restituição conforme taxa de juros, portanto, se trata de uma espécie de acordo pré-estabelecido e com prazo definido. Assim, o banco tem o compromisso de devolver o valor emprestado acrescido da taxa de juros. O CDB funciona deste modo.

Veja também:  Recuperação Judicial da PDG Realty

Para que uma pessoa possa investir de modo mais lucrativo é necessário consultar profissionais no ramo, que poderão aconselhar e conduzir o futuro investidor nesse empreendimento. O especialista Bernardo Pascowitch, que é sócio fundador da startup YUBB, tem sempre excelentes dicas para que auxiliar as pessoas a encontrar as melhores opções de investimentos de uma maneira fácil, segura e muito simples, indicando meios e referências sobre empreendedorismo, startups, aplicação financeira e negócios. Esse profissional em investimentos realizou um longo levantamento sobre os CDBs de maior rendimento que estão disponíveis no mercado para pessoas que desejam investir, por exemplo, o valor de R$ 5.000 ou R$ 10.000, em um prazo de um ano. Ele selecionou as melhores opções a disposição, as quais são ofertas sempre sujeitas a mudanças. Uma série de opções de maior ou menor retorno financeiro, porém, ao final, quem investe tem um bom rendimento, mesmo com o desconto da alíquota do Imposto de Renda incluída.

Qualquer pessoa pode começar um bom investimento financeiro. Para que isso comece a acontecer ela precisa entrar em contato com o gerente de seu banco, estabelecer acordo para a abertura de uma Conta Investimento. O pretendente a investidor deve portar RG, CPF e comprovante de residência para iniciar a atividade. É claro que os valores a serem investidos variam entre mínimo e máximo, de acordo com a instituição financeira com que se tem contato. É uma atitude de extrema responsabilidade, pois o indivíduo não pode focar apenas na ideia de quanto esse investimento rende, pois olhar só para quanto é pago pode ser uma armadilha. Todo investimento é complexo e possui seus riscos, como nesse caso, se o banco quebrar e não devolver o dinheiro aplicado, porém, mesmo nessa possibilidade os riscos são muito poucos. O mesmo especialista, acima citado, explica que todo investidor precisa estar atento e sintonizado com seus negócios quase vinte e quatro horas por dia, sempre pensando na qualidade de seu empreendimento, que vai envolver uma série de relações comerciais e marketing. Toda a atenção é pouca nessas questões financeiras, pois o investidor é um estrategista que deve conhecer bem os tipos de mercados existentes. É importante, diz o profissional da startup YUBB, que se estabeleça uma educação financeira, ou seja, aplicação de matérias de educação econômica no Ensino Fundamental e Médio, para que cedo as noções mais básicas de finanças, tais como imposto de renda e inflação, por exemplo, possam integrar a consciência e a inteligência da população sobre essas questões e orientá-la qualitativamente na vida econômica, impulsionando para melhor todo o mercado de trabalho, a produção, o PIB e, consequentemente, a vida privada de cada um.

Veja também:  O que é Inflação e Como Funciona




No site da UOL há uma pequena matéria sobre esse assunto, com referências e outros links para simulação de processos de investimentos. Acesse aqui. Como disse o próprio especialista, o pior investimento é aquele que a pessoa não realiza.

Paulo Henrique dos Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *