Bitcoin – Vantagens e Desvantagens para o Dinheiro Físico (Dólar e Real)



  

Conheça aqui as principais vantagens e desvantagens com relação ao real e dólar.

O que é este boom que está nas mídias das moedas virtuais? Porque muitas pessoas estão falando sobre elas? E porque também os hackers estão tão interessados nestas moedas?

Você já deve ter escutado sobre o Bitcoin e também deve estar acompanhando as diversas notícias que está praticamente todos os dias em diversos canais que abordam o assunto de finanças e economia.

Diante de tanta mídia sobre estas moedas criptografadas, algumas dúvidas aparecem em relação a sua segurança e também aos riscos que este tipo de moeda pode oferecer.

E por conta desta nova "moda" ou "tendência" que ainda existe muitas incertezas, por isso neste post vamos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens das moedas virtuais em relação ao dinheiro físico.

As moedas virtuais são uma moda, futuro da economia ou um alto risco para os negócios?

O Bitcoin é um termo que está sendo visto como o mais utilizado na internet no momento. Todos os dias aparecem novas notícias sobre estas moedas digitais, entre essas notícias, encontramos sobre a abertura de lojas virtuais que trabalham exclusivamente como forma de pagamento o Bitcoin.

Esta moeda tão famosa pode trazer alguns danos para as pessoas. Algumas entidades financeiras elaboraram alguns relatórios que afirmam que o Bitcoin possui algumas semelhanças com os esquemas de pirâmides, aqui no Brasil é muito conhecido como “Marketing Multinível”.

Veja também:  EBITDA - O que é e Como Calcular

Moeda sem controle

É importante ressaltar que não citamos sobre as compras de Bitcoin, mas que é preciso ter a consciência dos riscos que esta moeda ainda em desenvolvimento possui, já que não tem qualquer controle dos governos.

Por conta disso, é importante ficar ciente dos riscos e vários problemas que podem ocorrer, principalmente roubos ou por que não a desvalorização brusca dessas moedas virtuais.

Para quem usou ou pensa em usar estas moedas como forma de investimento, perdas financeiras podem ser iminentes.

A forma como são desenvolvidas estas moedas é baseado em processamento de máquinas (pc´s) que são usadas para “minerar”, com algoritmos complexos. A analogia feita é como se o Banco Central estivesse dentro da sua casa.

Para minerar alguns centavos de Bitcoin, alguns usuários relatam que é preciso pelo menos 12 horas de mineração. Alguns vlogueiros especialistas no assunto afirmam que é um péssimo investimento.

Muitas pessoas são influenciadas pelo sonho do dinheiro grátis, onde fazem altos investimentos em maquinários e não obtém o retorno de seus capitais.

Vantagens e Desvantagens





Veja também:  Tesouro Direto bate Recorde de Operações em 2016

Já citamos algumas desvantagens desta moeda virtual, principalmente pela forma como é disponibilizada, não sendo centralizada e controlada por uma entidade financeira, portanto, é uma moeda totalmente “descentralizada”.

A criptomoeda, como também é conhecida por utilizar de criptografia em seu desenvolvimento contra fraudes e falsificações, é uma das vantagens em relação ao dinheiro físico que é utilizado pelos bancos.

No Brasil, por exemplo, existe um alto índice de falsificações das cédulas todos os anos, um fato que não existe controle.

Outra vantagem é que o Bitcoin permite realizar muitas transações de forma rápida e fácil através dos smartphones usando apenas um aplicativo e também qualquer pessoa pode fazer uso dele e transferir quantias de forma anônima.

Não há necessidade do uso de cartões de crédito ou senhas. Transferências e pagamentos são feitos rapidamente por conta da criptografia e porque seu sistema é descentralizado, independente dos bancos.

Perigos da moeda virtual

Os pagamentos que são feitos em Bitcoin são irreversíveis, ou seja, uma vez realizada a transação não existe a possibilidade de estornos, que é comumente feita pelas instituições com os cartões de crédito.

Não existem muitos locais que aceitam este tipo de moeda, por conta dos riscos e também dos roubos das carteiras de Bitcoin.

Veja também:  Fim do Bitcoin - Moeda Digital pode Desaparecer ou Virar Duas Diferentes

O uso ilegal nas transações anônimas é também muito utilizado no mercado negro para a compra de drogas ou armas.

Os roubos das carteiras podem ser feitas por hackers e uma vez roubadas não há restituição ou reversão dos valores subtraídos, justamente por não ter controle por um banco.

Dados importantes

Em 2014, uma das maiores casas de intercâmbio de Bitcoin informou que cerca de mais de 450 milhões de dólares que foram investidos em moeda virtual estavam faltando e que possivelmente foram roubados.

Agora fica a pergunta: assumir o risco? Sim ou não? Faça pesquisas antes de entrar neste novo modelo de investimento.

Marcio Ferraz



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *