Como usar Bitcoin com Segurança – Backup e Armazenamento da Carteira



  

Saiba aqui algumas dicas para usar o Bitcoin com segurança.

A carteira digital é um sistema, um software onde são armazenadas chaves públicas e privadas. Elas permitem que o usuário envie e receba uma moeda digital. Para utilizar a moeda digital Bitcoin ou qualquer outra moeda digital é necessário ter uma carteira digital. Será com a carteira digital que o usuário poderá checar o seu saldo, enviar e receber fundos, além de realizar operações financeiras. Assim como você protege sua carteira em dinheiro fazendo com que fique pouco dinheiro em espécie, o mesmo deve ocorrer para a carteira digital, deixar pouca quantidade de Bitcoin armazenado em seu computador ou outro aparelho digital.

Nossa dica é usar o Electrum, que armazenará sua carteira como um arquivo em seu computador, mas permitindo fazer cópias. Caso você tenha uma grande quantia, o uso de uma carteira em hardware, como Ledger Nano S ou Trezor são recomendados.

Para você entender como funciona, o sistema Bitcoin (assim como a maioria das outras moedas digitais, como Ethereum), funciona com base em criptografia, onde há uma chave pública (o seu endereço, que você divulga para receber pagamentos) e uma privada, que é como se fosse a chave do seu cofre, e que deve ser mantida com a máxima segurança.

Veja também:  Heineken anuncia acordo de Compra da Brasil Kirin Holding

Se você perder ou “esquecer” a chave privada (a chave do cofre), você nem ninguém mais conseguirá ter acesso aos seus fundos. Se alguém conseguir ter acesso a ela, esta pessoa poderá roubar seus fundos. Portanto, mantenha tudo sob a máxima segurança.

Sempre faça backup de sua carteira

Copie sempre os dados de sua carteira em um disco externo, com o backup ficará protegido de alguma falha no sistema ou humana. Ao salvar os dados é possível recuperar seu wallet, em caso de ter seu celular ou computador roubado. Uma boa prática é criptografar os backups, para caso ocorra de ser infectado por algum software malicioso. Use diferentes armazenamentos como pendrives, documentos ou mídias. Também vale guardar sua senha e frase de recuperação em documentos em papel, mantidos fora dos computadores.

Veja também:  Recuperação Judicial da PDG Realty




Isso vale inclusive para carteiras em hardware, como Ledger e Trezor.

Faça do backup um costume

É necessário sempre salvar os dados da sua carteira e organizar os armazenamentos, sempre quando houver alguma mudança de endereços de Bitcoin. Verifique se todos os endereços criados estão inclusos no armazenamento.

Escolha uma senha forte

Faça uso de senhas que contenham letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos (ex.: kstGvWz20AE_AF00&), também pode ser usado senha de várias palavras, podendo ser em outros idiomas, porém, não esqueça dos caracteres. Senhas simples demais podem ser vulneráveis de serem descobertas. É necessário que sua senha tenha no mínimo de 12 a 16 caracteres. Lembrando que existem programas criados especificamente para criar senha. É importante que a senha seja difícil. É fundamental que anote sua senha em um local seguro, caso venha esquecer a sequência, seu saldo será perdido permanentemente. Existe limite para recuperação de senha com Bitcoin, sendo diferente dos bancos.

Veja também:  Fiat pode ser Vendida para Grupo Chinês

Atualize sempre o seu software

Atualizar o software Bitcoin possibilitará receber as correções estáveis, as atualizações são importantes pelo fato de prevenir alguns problemas, também irá incluir novas funcionalidades que ajudaram em manter a carteira protegida.

Gisele Alves de Brito



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *