Bitcoin na Declaração do Imposto de Renda



  

Saiba aqui como realizar a declaração de Bitcoin no Imposto de Renda.

Quem precisa fazer a Declaração do Imposto de Renda já sabe que o prazo é o dia 28 de maio, domingo. Nesse sentido, quem não declarar até essa data será sujeito ao pagamento de multa. Uma das novidades referentes a Declaração de Imposto de Renda deste ano de 2017 foi a inclusão nas declarações do chamado Bitcoin. Você sabe o que é um Bitcoin?

Para quem ainda não sabe, o Bitcoin é um tipo de moeda digital que já é bastante utilizada, visto que as tecnologias digitais a cada dia estão mais presentes na vida das pessoas.

A moeda digital está presente nas instruções que a Receita Federal divulgou este ano. Na realidade o “Perguntão”, que é um manual com perguntas e repostas desenvolvido para auxiliar os contribuintes, trazia duas perguntas com o tema do Bitcoin.

Veja também:  Localiza anuncia compra da Hertz Brasil

Dessa forma, o manual explica como fazer a declaração da moeda digital, eliminando assim muitas dúvidas, uma vez que a primeira vez que esse tipo de moeda entra na declaração.

Veja abaixo algumas informações sobre como declarar o Bitcoin e estar em dia com o temido leão:

Em primeiro lugar o contribuinte precisa baixar no site oficial da Receita Federal o Programa de Apuração dos Ganhos de Capital. Com o uso do programa a apuração da renda relacionada ao Bitcoin deve ser realizada todo mês em que o volume total for maior que R$ 35 mil.

Assim, neste ano devem ser apontados no Imposto de Renda os rendimentos do ano de 2016, já os valores em Bitcoins devem ser declarados no programa de declaração anual, no dia 31 do mês de dezembro.

Veja também:  Compra do LinkedIn pela Microsot - União Europeia aprova Negócio




Para este ano o valor pago referente aos Bitcoins teve uma modificação, já que a partir deste ano os 15% serão cobrados quando os ganhos de capital forem superiores R$ 5 milhões, aumentando gradativamente essa percentagem de acordo com aumento dos ganhos, podendo chegar até 22,5%.

Por sua vez, as pessoas que possuírem mais de mil reais, estes devem ser incluídos na seção da declaração chamada “Outros bens”.

Para quem trabalha com a moeda digital Bitcoin e nos últimos 5 anos não fez a declaração, o imposto será pago com juros e multa.

Acesse o site da Receita Federal e saiba mais sobre como declarar seus Bitcoins.

Sirlene Montes



Veja também:  Pagamento INSS 2018 - Calendário

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *