Bitcoin – O Que é, Como Funciona e Como Comprar



  

Saiba aqui mais informações sobre o Bitcoin.

Já pensou em fazer compras online usando uma moeda específica para o meio digital? Embora pareça algo estranho ou fora da realidade, saiba que isso já é possível desde 2009, graças ao Bitcoin. Mas o que de fato ele é e por que tem sido uma alternativa de pagamento viável para muitas pessoas.

O que é Bitcoin?

O Bitcoin (BTC) é uma moeda virtual desenvolvida em 2009 por uma pessoa ainda desconhecida, sob o pseudônimo de “Satoshi Nakamoto”. Funciona como um meio de realizar transferências e pagamentos digitais, semelhante ao dinheiro que usamos em nosso dia a dia.

Entretanto, a diferença é que o Bitcoin não existe fisicamente e é uma moeda descentralizada, ou seja, não existe instituição responsável por sua administração, como ocorre no caso de bancos e instituições financeiras.

Veja também:  Mudança nas Regras do Minha Casa Minha Vida

Como funciona seu uso?

Não é preciso dominar termos técnicos para usar o Bitcoin. Porém, é necessário instalar em um computador e/ou dispositivo móvel um aplicativo de carteira de Bitcoin (“Bitcoin Wallet”), para poder fazer operações usando a moeda virtual.

Dessa forma, por meio do recurso, será possível receber e realizar pagamentos, como uma conta bancária. Nesse sentido, informações privadas e transações estarão protegidas por criptografia.

Vale a pena investir e usar Bitcoins?

Alguns e-commerces e sites já usam Bitcoins como forma de recebimento. Aliás, neste link é possível visualizar uma lista desses estabelecimentos.

Por outro lado, afirmar que vale a pena investir e usar a moeda é algo bastante relativo, pois se trata de uma unidade monetária muito recente, sem regulação e que passa por diversas flutuações de mercado. Aqui é possível visualizar a taxa de câmbio do Bitcoin em qualquer momento.

Veja também:  Ibovespa operou em Alta após aprovação da Reforma Trabalhista




No entanto, pode-se dizer que é bastante fácil e prática de ser usada. Afinal, é livre de burocracias e impostos justamente por ser descentralizada.

Qual será o futuro da moeda virtual?

Ainda é cedo para dizer qual será o destino do Bitcoin, mas é possível apostar que ele tem trazido uma nova forma de se usar e investir dinheiro de maneira livre.

Além disso, é certo que com a expansão da internet, e-commerces e tecnologias, os conceitos de facilidade e praticidade têm sido dois grandes atrativos para grande parte dos consumidores. Por essa razão, talvez o Bitcoin possa vir a reinar e mais moedas semelhantes surgirão e alimentarão esse tipo de ideia.

Assim, o Bitcoin se mostra como uma alternativa interessante para quem deseja investir e usar dinheiro de maneira descomplicada. Mas, devido a alguns fatores, vale a pena pesquisar bastante e se inteirar sobre o seu uso, para não ter que lidar com surpresas.

Veja também:  Ações da Petrobrás (PETR4) triplicam de Valor em 2016

O que acha do Bitcoin? É uma moeda interessante em sua opinião?

Camilla Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *