Lista dos Bancos com Mais Reclamações – Novembro e Dezembro 2016



  

Confira aqui a lista dos bancos com mais reclamações no último bimestre de 2016.

Como faz todo ano e a cada bimestre, o Banco Central (BC) divulgou a lista dos bancos campeões de reclamações no Brasil. Neste início do ano, foram divulgados os dados referentes às instituições para os últimos dois meses de 2016.

Desta vez, "superando" todas as expectativas, o Bradesco saiu na frente em número de clientes insatisfeitos e superou a tão esperada Caixa Econômica, que ficou em terceiro lugar, seguido do seu segundo lugar ocupado pelo Banco Santander.

Deve-se salientar que esta classificação é elaborada pelo Banco Central de acordo com alguns critérios de classificação. Por exemplo, as instituições bancárias são classificadas em grupos de acordo com um determinado número de clientes. Para os bancos citados acima, pelo fato de possuírem um grupo de mais de dois milhões de correntistas, eles situam-se na classe dos grandes bancos. Os demais com clientes abaixo deste número são considerados bancos médios. Para esta classe, o Safra ficou na frente do Intermedium. Nesta mesma colocação ficou o banco Pan, que saiu do quarto lugar e ficou também na colocação acima.

Veja também:  CDB - O Que é, Como Funciona e Como Escolher

Além disto, a avaliação feita pelo BC leva em consideração todas as reclamações efetuadas junto à instituição. Segundo a mesa, elas são analisadas detalhadamente uma a uma e se verifica se cada caso realmente deixou de cumprir todas as normas estipuladas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Para os leitores que ficaram curiosos, a listagem completa com o ranking nacional das instituições financeiras pode ser vista em sua totalidade na página do Banco Central na internet.





Nesta listagem são analisados também aspectos como segurança e sigilo nas transações efetuadas pelos clientes em cada instituição citada, assim como a confiabilidade e a operacionalização das ofertas de produtos e serviços que são colocados diariamente à disposição de todos os clientes, tanto pessoa física quanto pessoa jurídica.

Veja também:  Ações Indicadas pelas Corretoras - Abril 2017

De acordo com os aspectos analisados para se classificar cada banco, além do Bradesco, Santander e Caixa Econômica, completam o ranking o Banco do Brasil, que vem em quarto lugar e em quinto ficou o Itaú.

Para os bancos de porte médio, além do Safra, Intermedium e Pan, completam a lista o Agiplan e o Paraná Banco, em quarto e quinto lugar, respectivamente.

Emmanoel Gomes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *