Atualização dos Dados do CPF pela Internet



  

Receita Federal irá liberar novo recurso para atualizar dados do CPF na internet.

Com a intenção de facilitar a vida do contribuinte brasileiro e aproveitando as facilidades da informática, a Receita Federal anunciou que deverá disponibilizar a partir do próximo dia 16, mais um serviço via internet. Trata-se da possibilidade de qualquer pessoa poder fazer as alterações relativas aos dados do seu Cadastro de Pessoa Física, o CPF.

Antes disponibilizado somente de maneira presencial, nas unidades do órgão, o contribuinte vai poder contar com a ajuda de uma nova opção que estará disponível somente no seu site, na internet. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 12, pela instituição.

Com mais esta opção, a Receita espera descomplicar a vida de milhares de brasileiros que constantemente precisam se deslocar de casa para realizar a operação. Com a novidade, espera-se que cerca de 200 milhões de pessoas poderão ter acesso ao serviço. Como é realizada através da rede, a opção deverá ficar disponível durante as 24 horas do dia e nos setes dias da semana. Tanto as pessoas que moram no Brasil, quanto os brasileiros que residem no exterior, poderão faz uso o sistema.

Veja também:  Recuperação Judicial da PDG Realty




Vale lembrar que através do novo serviço somente dados como nome, endereço e os telefones poderão ser alterados e atualizados. Mesmo quem queira ainda se utilizar dos serviços tradicionais, a opção de se realizar de forma presencial deverá ser mantida. O órgão preferiu manter esta opção para possibilitar que aqueles brasileiros que possuem certa dificuldade de acesso à internet não seja prejudicados. Para tal, o contribuinte poderá comparecer a uma agência da Caixa Econômica, do Banco do Brasil ou dos Correios e realizar a operação. Para tal, deverá ser pago um valor de R$ 7,00 nestes locais.

O outro objetivo da Receita é inibir os processos de fraudes durante a emissão do documento. Segundo o novo sistema, os dados que forem alterados deverão constar num novo tipo de código de acesso do tipo QR. Estes dados então poderão ser comparados com as informações que já constam no banco de dados da instituição e assim, o processo poderá ser efetivado. Além de comparar estes dados, será possível também verificar a autenticidade dos documentos já previamente emitidos.

Veja também:  Bitcoin - O Que é, Como Funciona e Como Comprar

Emmanoel Gomes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *