Quais são os dados relevantes na análise de amostragem do solo



  

Realizar a análise de amostragem de solo é extremamente importante para a produtividade da lavoura.

Uma cultura precisa de um solo em condições ideais para produzir. Em circunstâncias adversas, a plantação corre o risco de produzir menos ou ficar mais sujeita a pragas e doenças. Garantir um solo adequado exige algumas informações que devem ser obtidas pela análise de amostragem. Compreenda abaixo alguns dos fatores analisados com a amostragem e como eles podem interferir na vida de sua cultura.

Constituintes do solo

Existem alguns tipos de análises a serem feitas, uma delas é a análise granulométrica que estima a quantidade de argila, areia e silte. Esses fatores influenciam na qualidade de vida da cultura diretamente e são importantíssimos para quem deseja mecanizar a lavoura. É com esse conhecimento que o agricultor consegue determinar o potencial para mecanização. A partir deles é possível calcular a disponibilidade de água para as plantas e também qual o risco de erosão existente no terreno.

Veja também:  Itaú Unibanco compra participação na XP Investimentos

Nos resultados da análise, o agricultor descobre com qual tipo de solo está lidando e também qual o melhor período de plantio.

Macro e micronutrientes





Macro e micronutrientes são os elementos necessários para a vida das plantas presentes no solo, alguns exemplos são: boro, cloro, ferro, zinco, fósforo, potássio, entre outros. Através da análise química determina-se em qual quantidade esses elementos encontram-se no solo, um passo importante para a recomendação de insumos.

As deficiências de nutrientes causam vários efeitos nocivos para as plantas como problemas de crescimento, menor qualidade ou quantidade da produção e dificuldades no desenvolvimento da cultura. Sabendo quais são os nutrientes em falta no terreno, o agricultor consegue escolher a melhor opção de adubos e fertilizantes para garantir melhores condições na plantação.

Veja também:  Valor do Novo Salário Mínimo 2018 é Sancionado

Acidez do solo

A acidez do solo é determinada pela quantidade de íons de hidrogênio no solo, ela é mais um fator medido na análise química de amostragens. O tipo de acidez encontrado na análise é o que determina a quantidade de cal que deve ser aplicado no terreno.

A acidez influencia diretamente na disponibilidade de nutrientes no solo, um lugar muito ácido tem deficiência de fósforo, por exemplo. É importante conhecer o pH (que determina a acidez) para descobrir qual a solução correta para os problemas do terreno. Em certos momentos, aplicar adubos não resolverá a deficiência, pois o problema está no pH no solo.

A InCeres é especialista em soluções para manejo de cultura, para saber mais, acesse o site http://www.inceres.com.br/.

Veja também:  Fiat Chrysler desiste de Fusões e Foca em seu Plano de Negócios


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *