Fusão entre BM&FBovespa e Cetip



  

Há grandes expectativas de que a BM&FBovespa e a Cetip sejam unificadas, aumentando, assim, a presença da primeira no mercado de renda fixa e da segunda no mercado de derivados.

Foi confirmada a negociação sobre possível fusão entre a  BM&FBovespa e a Cetip.

Os trabalhos de negociações para que a fusão aconteça, se forem bem sucedidos, serão bem interessantes para a BM&FBovespa evoluir no mercado da renda fixa, já que a sua presença ainda é pequena, mesmo com esforço para conseguir mais investidores. Dessa maneira a BM&FBovespa conseguiria amenizar suas quedas no mercado das ações, que tem apresentado baixa considerável na qualidade de negociação e saída também de várias empresas, por razão da falta de novas aberturas de capital. Vale lembrar que ambas as empresas têm planos de entrar nas áreas uma da outra. A vantagem para a Cetip seria conseguir uma parte do mercado de derivados, que é o que movimenta a BM&FBovespa e gera a maior parte de seus lucros.

Veja também:  Como Aplicar no Tesouro Direto

A questão é que a proposta feita pela BM&FBovespa pode dificultar bastante a criação de uma nova bolsa de valores no Brasil. Ainda não foi informado se o objetivo da ICE em abrir uma nova bolsa irá continuar depois de ter sua participação bastante relevante na BM&FBovespa com a união. Essas operações também levarão a um crescimento da concentração do setor de serviços financeiros, que hoje é completamente controlado  no setor de mercados capitais pela BM&Bovespa, que tem o domínio  das negociações de ações  dos derivativos. Nesse caso, é fundamental a análise do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Hoje a  BM&FBovespa aguarda com R$ 450 milhões que adquiriu  com a venda da parte que a CME tinha participação, valor que também pode ser utilizado na negociação da possível fusão,.

Veja também:  Netshoes pode comprar Dafiti




Enquanto a Cetip, em ação importante a parte, já afirmou que existe mesmo essas especulações, mas insistiu que até o momento, ainda não tem nenhuma proposta a respeito dos termos e codicionamentos de uma possível negociação.

Para mais informações e acompanhamento das próximas negociações, acesse ao site oficial da  BM&FBovespa através do link  www.bmfbovespa.com.br/home.aspx?idioma=pt-br e também o Portal online da Cetip, através do endereço eletrônico  www.cetip.com.br e acompanhe notícias diárias sobre essas duas grandes organizações que desempenham papéis tão importantes no mercado financeiro do nosso país.

Por Prisca Fontes

BM&FBovespa e Cetip



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *