Fluxo cambial fechou com saldo positivo em abril



  

Saldo do fluxo cambial ficou positivo em cerca de US$ 13,1 bilhões em abril de 2015. Esse fato ocorreu pela melhora na economia internacional, pela certa acomodação do dólar e proximidade ou fim do ciclo de juros elevados realizado pelo Bacen.

Depois de passarmos por momentos onde a  moeda norte-americana estava sendo muito valorizada nos últimos meses,  onde  chegou a ser  cotada  em R$ 3,30, abril fechou com fluxo cambial positivo.

De  acordo com o fluxo cambial a entrada e saída de dólar do país fechou abril positivo em cerca de 13,1 bilhões de  dólares.

Essa é a maior entrada líquida  no país desde  julho de  2011, quando  a  entrada  chegou em 15,825 bilhões de  dólares.

Veja também:  Fim do Bitcoin - Moeda Digital pode Desaparecer ou Virar Duas Diferentes

A notícia foi dada pelo Banco Central (BC), onde revelou que o acúmulo do ano, ou seja, o saldo está em 17,87 bilhões de dólares.

De acordo com o Banco Central, o fluxo positivo se deve a  entrada de dólares no país ser maior do que a saída.

Esse saldo é composto por resultados das transações dos segmentos financeiros tais como os investimentos de  títulos, remessas de lucros, dividendos ao exterior  e os investimentos estrangeiros diretos, e também  as transações no segmento  comercial como operações de câmbio relacionadas à  exportação  e à importação.





Os saldos nos segmentos financeiros fecharam positivos em 9,995 bilhões de dólares e no comercial fechou em 3,112 bilhões, respectivamente.

Veja também:  Reforma Trabalhista - O Que Muda para o Trabalhador?

De acordo com os economistas, essa melhora se deve a uma boa evolução da economia internacional, e também a certa acomodação do dólar, bem como a proximidade ou o fim do ciclo de juros elevados realizados pelo Banco Central desde outubro de 2014.

O Banco Central ainda informou que o fluxo cambial do ano de 2015 ficou negativo apenas no mês de fevereiro, enquanto os meses de  janeiro, março e  abril ficaram positivos.

Agora é ver como a economia se comporta nos meses  seguintes, e  torcer  para que o fluxo cambial continue em alta com a  entrada  de  dólares no  país, pois de  momento parece que o dólar está dando uma  recuada. Acredita-se que este  seja o momento oportuno para que tenhamos novamente alta nas  transações financeiras e comerciais durante o mês de maio. 

Veja também:  Salário Mínimo em 2017

Por André Escobar

Fluxo cambial

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *