Balança Comercial do Brasil teve em 2013 o pior resultado desde 2000



  

Falar de economia, de balança comercial brasileira  não é uma tarefa fácil. Mas, seja como for, o Brasil registrou em 2013 o pior resultado desde 2000. Para entender isso, com efeito, é preciso saber que tal queda ocorreu por conta da queda das exportações  e do aumento de importações.

O que aconteceu, no entanto, foi que, no ano de 2013, o Brasil terminou o período com superávit 2,561 bilhões de dólares. Aliás, de acordo com levantamento de dados elaborados pelo  Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, esse foi o pior resultado desde 2000. Até porque, só para termos uma ideia, em 2012 o saldo terminou senso positivo com uma cota de 19,4 bilhões de dólares.

Veja também:  Criptomoeda - O Que é e Como Funciona

Sendo assim, mesmo com possibilidades de reverter essa situação se o câmbio for favorável, o governo brasileiro está tratando a situação com cautela e esmero, afinal é preciso melhorar esse quadro. De todo modo, dentro desse parâmetro, o fato é que, no ano passado, as exportações somaram um valor 242,178 bilhões de dólares, uma queda de 1% comparando o ano de 2012. Todavia, para melhorar o ocorrido, o governo está aguardando que nesse ano haja uma redução no déficit em relação ao petróleo.





É que, no ano de 2013, os resultados sobre o petróleo não foram nada bons. Sobre isso, contudo, o Secretário do Governo, Daniel Godinho, explicou que o problema foi uma queda interna do petróleo e de seus derivados, detalhe que ele espera não ocorrer em 2014. Aliás, todos esperam um aumento da produção de petróleo para este ano.

Veja também:  Causas da Inflação

Assim, visando não passar pelos mesmos impasses, o governo está trabalhando e levando em conta os números da pesquisa da Reuters para, por assim dizer, reverter esse resultado que só não foi pior que o do ano 2000. Agora é esperar para ver se a economia toma um impulso positivo.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *