Pesquisa Focus do Banco Central divulga projeções para a economia brasileira



  

O setor financeiro obteve recentemente mais uma notícia importante para a economia brasileira, pois foi publicada a última pesquisa Focus do Banco Central com diversos dados relevantes para o mercado econômico nacional.

As principais informações revelam que a inflação de forma geral irá terminar o ano de 2012 em 5,46% e uma perspectiva de que a Selic (taxa básica de juros) para o ano de 2013 seja em torno de 7,25%.

Com relação a estas perspectivas houve um aumento da inflação de 0,02% e uma diminuição da última projeção da Selic de 0,38%.

Além disso, a pesquisa Focus apresentou uma previsão para o ano de 2013 de que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) seja no valor de 5,4% com a inflação para o próximo ano tendo uma redução de 5,37% para 5,33% e o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) diminuirá em 0,19%.

Veja também:  Ranking dos Bancos com Maiores Reclamações no Primeiro Bimestre de 2017




Deste modo, apesar de uma alta relativa nos preços principalmente ocasionada pela elevação nos valores para compra de alimentos, a tendência é de que haja uma desaceleração no IGP-M e no IPCA para o final de 2012 e durante o ano de 2013 garantindo a redução projetada para a inflação.

Uma última análise feita por esta pesquisa aponta mais uma diminuição de 1% na expectativa de crescimento do setor industrial com relação ao mês de outubro, sendo que agora se espera uma redução na indústria de 2,32% para o ano de 2012 e uma expectativa de crescimento de 4,1% a qual está 0,05% em relação a análise do mês anterior.

Veja também:  O que é Inflação e Como Funciona

Fonte: Reuters

Por Ana Camila Neves Morais



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *