Faturamento dos Supermercados em 2011

  

  

De acordo com um estudo feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o faturamento das empresas do setor fechou o ano passado em R$ 224,3 bilhões. No mesmo período, o lucro líquido teve média de 1,7% sobre o faturamento. Já o número de supermercados em todo o país alcançou 82 mil unidades, crescimento de 1% em relação a 2010.

Avaliando-se o critério de concentração de mercado, as três maiores redes supermercadistas totalizam 47% do faturamento total do segmento. Este índice foi sete pontos percentuais mais alto do que o registrado no ano imediatamente anterior. Por outro lado, se verificar somente os dados dos varejistas do segmento de autosserviço, as três maiores redes do setor somaram 22,2% do total, registrando retração de 3,6% se comparado a 2010.


Apesar dos resultados positivos, as perdas do setor chegaram a 1,9%.

Os consumidores continuam comprando mais em dinheiro, totalizando 36,8% do faturamento. Os cartões de crédito chegaram a 33,7% do total e o de débito somou 16,9%.

Além disso, excluindo-se as três maiores redes supermercadistas, o montante de investimentos no setor fechou o ano em R$ 2,4 bilhões.

  

Fonte: Abras

Por Matheus Camargo

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *