Nível de inadimplência das empresas e consumidores – Dados de fevereiro de 2012

  

  

O nível de inadimplência das empresas aumentou 0,2% em fevereiro, segundo dados da Serasa Experian apresentados na quarta-feira (18/04). Com a alta, o indicador atingiu o nível de 103,3 pontos. Os especialistas da empresa acreditam que, como o patamar ainda está acima dos 100 pontos, a inadimplência deve continuar crescendo até fechar os primeiros seis meses do ano.

Os fatores que deverão impulsionar esse resultado negativo são a crise internacional, o custo financeiro elevado das empresas, a alta inadimplência dos consumidores e a reativação lenta do processo econômico brasileiro. Além disso, as quedas na taxa Selic devem contribuir para manter o nível de inadimplência elevado.


Já o oposto foi registrado no levantamento feito sobre o nível de inadimplência do consumidor. O indicador sofreu retração de 1,3% no mesmo período analisado, sendo esta a oitava redução consecutiva. O patamar do índice ficou em 95,8 pontos, o que significa que o nível de inadimplência relativa aos consumidores deve continuar diminuindo, mas terá um ritmo maior a partir de agora.

Os fatores que impulsionaram o resultado foram o aumento do salário mínimo, a retração da inflação, o nível baixo de desemprego, a redução contínua das taxas de juros e a alta mais moderado do endividamento do consumidor.

Por Matheus Camargo

  

Fonte: Serasa Experian

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *