BNDES assina Acordo com Bancos Oficiais dos BRICS



O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou duas parcerias com os bancos oficiais dos países que compõem o grupo dos BRICS (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A ideia é fortalecer as relações econômicas entre as nações.

O primeiro convênio é o Master Agreement, também conhecido como acordo guarda-chuva, que rege as normas para conceder crédito em moeda local. Já o segundo é o Letter of Credit Agreement, ou carta de crédito, que estabelece as normas para confirmar cartas de crédito relativas às exportações entre os países.



A princípio, o convênio entre os países têm duração de cinco anos. Relativo ao primeiro acordo, a meta é aumentar o auxílio financeiro e expandir a troca comercial e de investimentos. Já no segundo convênio, os dirigentes afirmaram que vão analisar todos os casos de instrumentos bilaterais no caso de se conceder cartas de crédito.

Com as medidas, a expectativa é ampliar a participação dos BRICS no mundo. O grupo já passou a ter um papel fundamental desde 2008, quando a crise se instaurou na maioria dos países. As cinco nações que compõem os BRICS possuem cerca de 40% da população mundial como seus habitantes.

Fonte: BNDES



Por Matheus Camargo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *