Lula sugere outra moeda comercial no lugar do Dólar



  

A poucos dias do término de seu segundo mandato à frente do país, Luiz Inácio Lula da Silva endossou na quinta-feira, 11 de novembro, debates em torno de alternativas à moeda norte-americana como ponte nas transações comerciais. Em seu ver, a principal peleja do Brasil é com China e com os Estados Unidos.

Já em Seul, Coreia do Sul, onde participa da reunião do G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta), Lula relacionou que a situação atual, de guerra cambial, não pode continuar. Ao defender a ideia de outra moeda para o comércio, Lula salientou que o debate já ocorre entre o país, Rússia, Índia e China, todos integrantes do BRIC.

Veja também:  Ibovespa fechou em Alta após Condenação de Lula




Conforme menção à agência de notícias Reuters, o ex-sindicalista afirma que desde 2009 convoca o BRIC para elaborar uma maneira de trocar o dólar nas transações. Para ele, é um trabalho de persuasão.

No objetivo de melhorar um pouco o cenário atual, por fim, Lula pondera que os produtos brasileiros têm de ser exportados por meio de aumentos no comércio exterior.

Por Luiz Felipe T. Erdei



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *