Alta do Dólar – Observando o Mercado



  

A desvalorização da moeda norte-americana perante o real é o grande assunto do momento, equiparado, inclusive, aos temas abordados em relação às eleições. Novamente, Guido Mantega, ministro da Fazenda, voltou a mensurar o dólar entre as pautas ao afirmar que é necessário observar se o mercado se estabilizará após as iniciativas já abordadas para frear a alta.

Em discurso emitido a jornalistas na portaria do Ministério da Fazenda, Mantega disse que se por acaso a desvalorização não for contida, novas medidas poderão ser ostentadas. Relembrando o breve histórico recente, no início de outubro o governo aumentou de 2% para 4% o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para investimentos estrangeiros em renda fixa.

Veja também:  Como Aplicar em Títulos do Tesouro Direto




Além dessa adoção, o governo içou o volume de dólares que o Tesouro pode adquirir no mercado para amortizar vencimentos futuros de dívida. Em matéria veiculada pela agência de notícias Reuters, Mantega relacionou que o principal motivo para a valorização deveu-se a forte entrada da moeda norte-americana em virtude da venda de ações da estatal Petrobras.

Por Luiz Felipe T. Erdei



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *