IPC-S – Inflação continua em Queda – Segunda semana de Agosto de 2010



  

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) liberou os índices apurados do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) referente a segunda semana de Agosto e esta apuração confirmou uma tendência de queda que vem se repetindo já há oito semanas seguidas: houve deflação no índice apurado mesmo com um ritmo menor na queda dos preços do grupo alimentação, assim como houve queda do grupo vestuário e diminuição de alta de preços em diversos outros grupos.

Na primeira prévia da primeira semana do mês o índice apurado demonstrou queda de 0,18%. Nesta segunda semana, de acordo com a FGV, a redução foi em torno de 0,19% com o grupo habitação demonstrando mais uma vez queda nesta pesquisa, pois há primeira semana havia atingido o patamar de 0,27% e nesta segunda semana foi registrado em 0,20%.





Comparando as duas prévias o grupo despesas pessoais teve um decréscimo de alta passando de 0,91% para 0,73%. Já o grupo saúde e cuidados pessoais passou da primeira semana de 0,49% para 0,35% nesta segunda semana. Os preços dos alimentos, importante na composição do índice, tiveram uma redução menor de uma prévia para outra, principalmente em função das altas dos itens laticínios e carnes bovinas. Na primeira semana foi registrada uma queda de 1,09% e nesta segunda semana a queda ficou no patamar de 1,20%.

Por Mauro Câmara

Fonte: IG



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *